segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A Culpa

A culpa é o motivo que nos prende a situações sufocantes na nossa vida. Nos sentimos meio que sem ação, sem iniciativa para mudar, angustiados e paralisados ao mesmo tempo. A culpa nos sequestra e nos tornamos reféns dela.

Na minha vida a culpa agiu bem marcante.

Nos relacionamentos amorosos, foram aquelas relações desgastadas que poderiam ter sido terminadas muito antes do que foram, mas se arrastaram por um tempo desnecessário, por preocupação de como a parceira iria ficar. Sim, você sente uma culpa futura, caso você termine com aquela pessoa e algo dê errado com ela. E essa culpa te aprisiona numa relação que poderia terminar tranquilamente, mas que vai ficando sufocante. Porque quando nos sentimos culpados, a pessoa motivo dessa culpa, sabe disso, ela sente e usa ao seu favor. A gente não ficaria refém desse sentimento tão negativo, se a outra pessoa "pagasse o resgate", ou seja, se ela nos libertasse, se ela simplesmente nos deixasse ir. Ao invés disso, se cria um vínculo nebuloso, em que o "culpado" e "vítima" se unem num laço difícil de se quebrar. Esse é o princípio da obsessão no Espiritismo, mas o post não é sobre obsessão... rs

extraído do blog: http://confissoes-femininas.blogspot.com/ (Confissões Ácidas).
ps. mudei um pouco o texto para o que eu penso e passo, mas o texto original esta nesse blog maravilhoso, aconselho a todos darem uma passada por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário